Páginas

19 abril 2015

0

Crianças: Filhos e o assunto "Dinheiro"!



Olá amores,


Você já tentou ensinar seu filho(a) sobre DINHEIRO

Concordo que não é o assunto mais importante na educação e criação de um serzinho em processo de formação, conhecimento e aprendizado, claro que não. Mas, ele tem sim seu grau de importância, e que cabe à você ensiná-lo, pois infelizmente, nossos pequenos não aprendem isso na escola.

Claro que para ensiná-lo você terá que ter cautela e precisará se informar bem sobre o assunto e como deve aborda-lo com seu filho, para que seu recado não seja interpretado de forma equivocada pelo seu pequeno.

Hoje em dia o tema "dinheiro" faz parte do dia-a-dia dos nossos filhos, que nos acompanham nas compras no supermercado, farmácia, lojas e tenha certeza, ele já deve ter notado que você faz pesquisas de preços e marcas até decidir onde você irá comprar o material escolar do qual ele irá usar durante o ano.

Desde cedo meu filho tem contato direto com dinheiro (principalmente moedas), sempre fiz questão que soubesse para quê servia (para o terror da minha família que morria de preocupação e diziam incansavelmente "esse menino vai se engasgar com uma moeda um dia"). Para o alívio de todos eles (e meu também) ele nunca se quer pôs uma moeda na boca, apesar dos olhos sempre atentos à cada movimento dele, eu sempre acreditei que se, ele soubesse para que servia aquele objeto extremamente curioso e muitas vezes até brilhante, ele não teria o porquê, dar um fim diferente à ele.

Sempre que meu filho pegava uma moeda, eu me dava ao trabalho de levá-lo ao mercado ao lado de casa e ensinava-o a "trocar" o objeto por uma bala, ou então, se não fosse possível, o ensinava à coloca-la no cofre.


Entre umas lições e outras sobre o assunto, em 2013, tive à oportunidade de ir à Expo Money, conhecido como o maior evento de educação financeira e investimentos da América Latina, além de palestras sobre investimentos e finanças pessoais, conheci a editora DSOP, que trabalhara com livros de educação financeira para crianças (entre outros).



Gente, vocês devem ter percebido que que gosto do assunto (não que eu seja mega entendida sobre finanças e investimentos), mas agora imaginem eu ver esses livros lindos e super úteis, eu comprei todos (para pessoa física só tinha disponível 3 deles, o restante era para professores e escolas), enfim, saí da Expo dando pulos de felicidade. 



Até hoje leio esses livros para o Gabriel (atualmente com 5 anos), conseguimos conversar bastante sobre dinheiro, valores, economia, finanças pessoais (claro, tudo dentro dos limites e capacidade de entendimento dele). Ele sabe que para conquistar algumas coisas ele precisa economizar, sabe que algumas coisas custam mais do que outras, que por muitas vezes precisamos abrir mão de algumas coisas para conseguir outras, e sabe também que existem valores que são essenciais na vida, e que o dinheiro não os compra.

Bom, é isso aí, beijos e até a próxima! ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© BLOG MODERNE MARIE - 2016. Todos os direitos reservados.
DESIGN E PROGRAMAÇÃO por: MUNDO PINK DESIGN.
imagem-logo